quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pai e Mãe

Existem perguntas que sempre são feitas e que viram temas de livros, mas que nunca são respondidas. Como alcançar a felicidade? O que é o amor eterno? Qual o segredo do sucesso?
Quando eu era pequeno, costumava perguntar para mim mesmo: do que são feitas as pessoas? E comecei a observar meus pais, que eram os seres humanos mais próximos de mim, todos os dias, para tentar encontrar a resposta para minha pergunta secreta. Após muitos anos observando, creio que minha receita se aproxima bastante do que eles são depois de assados.
Meus pais são feitos de morango, caramelo, algodão doce e chantilly. De nuvem, chuva, brisa e poeira. Eles têm um pouco de montanha e de arbusto. Meus pais são feitos de suor, saliva, noites curtas e dias longos. Depois descobri que neles havia mel, pão-de-ló, cadeados, correntes e pipas. Conforme fui crescendo, vi pingar dos olhos sacos de lágrimas, champanhe e chá de boldo. Vi um pouco de preto, de lama, de caco de vidro, de casco de tartaruga e quis conter todas as doses de pimenta e todas as movediças que escapavam da fôrma e se enroscavam nos pés deles.Meus pais são feitos de 24 horas por dia, 7 dias por semana e um punhado de pipoca, gliter e lantejoula. Percebi ainda que a cola cor-de-rosa que os mantém juntos também é de fábrica. Já estava lá quando nasceram. Na mistura há um pouco de sal, de unhas roídas, de cornetas e penas. De limão. De suspiro... 


Meus pais são feitos de seda, de tule, de lona. Há duas coisas que não notei na composição deles: eles não são de neve, nem de açúcar. Sr. Renato Oliva e Srª Maria José Ribas são feitos de montanha-russa, quilômetros e pulsos latentes. São feitos de cabana, travesseiro e abobrinha plantada na calçada. De joelhos no milho, camiseta ensopada, de ponta de agulha debaixo da unha. De bolha de sabão, bolha de sapato, de chiclete e durepox. Meus pais são feitos de sangue, de carne e osso, de luz, de mim. De Deus. Se os amigos são a família que Deus permitiu que escolhêssemos, nossos pais são os amigos que Deus escolheu por nós, por algum motivo que cada família conhece ao longo da convivência, porque sabe que, mesmo às vezes negando, nós nunca seríamos capazes de fazer uma escolha melhor.
Sem meus pais não haveria ontem, nem esse momento e o amanhã não passaria de um balão ou de um ponto de interrogação.





Meus pais são cimento e vigas de ferro,chumbadas em minha alma e minha essência. São feitos de aço e de vidro, de papelão, tijolo, fibra, arroz e feijão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Suas idéias e opiniões sempre serão muito importantes! =D