quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Johnny Cash

Johnny Cash foi um dos maiores músicos do século XX. Em sua longa carreira de cinco décadas, lançou uma grande quantidade,com muita qualidade,de discos e sucessos. Começou cantando músicas country mas também cantou rockabilly e rock 'n' roll.

Divido aqui um pouco da história de vida humana e artística deste que,pra mim,foi e ainda é um dos maiores cantores já apresentados à humanidade.

Como ele costuma dizer antes de suas apresentações,ao estilo James Bond:

-My name is Cash,Johnny Cash!

Lets go baby!

Johnny Cash foi um dos maiores músicos do século XX. Em sua longa carreira de cinco décadas, lançou uma grande quantidade de discos e sucessos. Começou cantando músicas Country mas também cantou rockabilly e rock 'n' roll.
Cash aprendeu a tocar guitarra ensinado por sua mãe e um amigo de infância e começou a compor ainda jovem. Quando estava no ensino médio, cantou em uma rádio local. Nessa época, costumava ouvir bastante música gospel e também foi influenciado por música irlandesa tradicional, que ele ouvia no rádio.
Em 1950, quando se formou no ensino médio, Cash seguiu para Detroit à procura de emprego, mas logo se alistou na Força Aérea Americana. Depois de um treinamento básico no Texas, onde conheceu Vivian Liberto – que viria a ser sua esposa –, foi enviado para a Alemanha. Enquanto ainda estava servindo ao exército, Cash formou sua primeira banda, a Landsberg Barbarians.
Liberado em 1954, o americano voltou para se casar com Liberto. Os dois tinham passado os últimos anos, em que estavam afastados pelo serviço de Cash no exército, trocando cartas apaixonadas. Casaram-se em uma cerimônia realizada pelo tio de Vivian, Padre Vincent Liberto. Tiveram quatro filhas: Rosanne, Kathy, Cindy e Tara. O casal se estabeleceu em Memphis, onde Cash arranjou trabalhos variados enquanto tentava entrar para o mundo da música.
Em 1954, Johnny Cash fez um teste na Sun Records como artista solo com Sam Phillips, que respondeu que as músicas gospel que ele cantava não eram comercializáveis. Cash então retornou aos estúdios com sua banda The Tennessee Three – formada pelo guitarrista Luther Perkins, o baixista Marshall Grant e o baterista Red Kernodle – cantando um estilo diferente.
A primeira canção gravada por eles, Hey Porter, não emplacou. No entanto, Cry Cry Cry entrou no ranking da Billboard, entre as 20 músicas mais tocadas. Mais algumas canções suas conseguiram o mesmo feito, até que I Walk The Line atingiu o primeiro lugar e nele permaneceu por semanas. Era o começo de uma carreira de sucesso.
Quando sua carreira estava começando a decolar, nos anos 60, o cantor começou a beber muito e viciou-se em anfetaminas e barbitúricos. Cash confessou anos mais tarde em uma entrevista que, nessa época, “experimentou todas as drogas que havia para serem experimentadas”.
Em 1966, separou-se de Vivian Liberto e, mais tarde, casou-se novamente, desta vez com June Carter, que veio a ser sua companheira também no mundo musical. Após uma tentativa de suicídio fracassada e contando com a ajuda da amada, Cash iniciou sua batalha contra o vício. Apesar dos problemas, o cantor continuava a produzir e lançou seus dois álbuns mais bem sucedidos: Johnny Cash at Folsom Prison e Johnny Cash at San Quentin. Em 1969, nasceu seu único filho homem, John Carter Cash.
Nos anos 70, Cash conseguiu cristalizar sua imagem pública. Sempre saía de preto nas ruas, o que lhe rendeu o apelido de “homem de preto”. Nos anos 80, suas gravações não conseguiram mais causar um impacto significativo, mas suas turnês continuavam de forma bem sucedida.
Sua carreira ganhou novo fôlego nos anos 90, quando gravou os álbuns American Recordings e Unchained – sucessos de público e crítica. Cash adoeceu sucessivas vezes a partir de 1997 e veio a falecer em 2003, alguns meses após a morte de sua esposa.

Ao longo de mais de 50 anos de carreira – de 1954 a 2003 – Johnny Cash lançou inúmeros álbuns em diferentes gravadoras. Seus álbuns gravados em estúdio são:
1957 Johnny Cash with His Hot and Blue Guitar
1958 Sings the Songs That Made Him Famous
1959 The Fabulous Johnny Cash
1959 Greatest!
1959 Songs of Our Soil
1960 Sings Hank Williams
1960 Ride This Train
1960 Now, There Was a Song!
1961 Now Here's Johnny Cash
1962 The Sound of Johnny Cash
1962 All Aboard the Blue Train
1963 Blood, Sweat, and Tears
1963 Ring of Fire: The Best of Johnny Cash
1964 The Original Sun Sound of Johnny Cash
1964 I Walk the Line
1964 Bitter Tears: Ballads of the American Indian
1965 Orange Blossom Special
1965 Sings the Ballads of the True West
1966 Everybody Loves a Nut
1966 Happiness Is You
1968 From Sea to Shining Sea
1970 Hello, I'm Johnny Cash
1971 Man in Black
1972 A Thing Called Love
1972 America: A 200-Year Salute in Story and Song
1973 Any Old Wind That Blows
1974 Ragged Old Flag
1974 Junkie and the Juicehead Minus Me
1975 The Johnny Cash Children's Album
1975 John R. Cash
1975 Look at Them Beans
1976 One Piece at a Time
1977 The Last Gunfighter Ballad
1977 The Rambler
1978 I Would Like to See You Again
1978 Gone Girl
1979 Silver
1980 Rockabilly Blues
1981 The Baron
1982 The Adventures of Johnny Cash
1983 Johnny 99
1985 Rainbow
1987 Johnny Cash Is Coming to Town
1988 Classic Cash: Hall of Fame Series
1988 Water from the Wells of Home
1990 Boom Chicka Boom
1991 The Mystery of Life
1994 American Recordings
1996 Unchained
2000 American III: Solitary Man
2002 American IV: The Man Comes Around
2003 Unearthed
2006 American V: A Hundred Highways
2010 American VI: Ain't No Grave

Além destes discos, Johnny gravou inúmeros álbuns ao vivo, de trilha sonora e especiais.

Cash teve a história de sua vida encenada pelo filme Johnny e June – originalmente intitulado Walk The Line, em inglês.
Lançado no ano de 2005, o filme foi dirigido por James Mangold. Joaquin Phoenix interpretou o protagonista Johnny Cash e sua mulher, June Carter, foi encenada por Reese Whiterspoon. Por sua ótima atuação, Whiterspoon recebeu o Oscar de melhor atriz e Phoenix ganhou uma indicação para o Oscar de melhor ator.
Pintada como uma história de amor, o filme valoriza o relacionamento amoroso entre Cash e June Carter, que foi sua segunda esposa e o grande amor de sua vida. O longa-metragem relata a vida de Johnny Cash desde a sua infância, quando perdeu um irmão, até problemas que ele viveu enquanto adulto, como a luta contra o vício em anfetaminas.
O filme, de gênero drama, tem duas horas e 16 minutos de duração e seu roteiro foi escrito por Gill Dennis e James Mangold, baseado na autobiografia que Cash escreveu com Patrick Carr. O elenco também conta com Ginnifer Goodwin – interpretando Vivian Cash – e Robert Pratick – no papel de Ray Cash.
Em 2006, Johnny e June também ganhou os Globos de Ouro nos Estados Unidos por melhor filme musical, melhor atriz de musical e melhor ator de musical. No mesmo ano, no Reino Unido, o filme foi premiado pela Academia Britânica BAFTA na categoria de melhor atriz e melhor trilha sonora.

                                                                                                                                                                   Man in Black ( Johnny Cash )


Sinta o som!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Suas idéias e opiniões sempre serão muito importantes! =D