sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tempos Modernos

Sempre enxerguei de maneira positiva esses alavancados avanços tecnológicos. Compro,pago,combino,vendo,tudo pela internet. As obsoletas atividades do horário de almoço do trabalho,tal como a fila do banco para pagar contas de celular ou da faculdade já não fazem parte de minha rotina. Século 21,que maravilha! Tudo a frente da tela do meu computador. Talvez aí é que more um problema. Um grande problema!




A tecnologia trouxe a possibilidade de,digamos,ampliarmos os limites dos nossos sentimentos. Você conheceu aquela pessoa super educada,inteligente,culta e ainda por cima,linda. Logo pensa: Nossa! Ela não tem defeitos! Mas basta perguntar aonde mora. Resposta: A 300 quilômetros de sua casa. Agora está mais que explicado. Alguém com tantas qualidades não poderia ser mesmo dessa cidade,indaga-se. Aquele velho papo de que a grama do vizinho é sempre mais verde,mas tudo bem. A oportunidade não bateu à sua porta,ela já enfiou o pé arrombando! Então,vai deixar esse partidão sumir assim,tão rapidamente da forma que surgiu? Óbvio que não né?! Quilômetros de distância se transformam em metros em questão de segundos. O "amor" transcende a tudo. Lógico,isso se sua conexão for banda larga.

No início,tudo são flores. Flores e emoticons virtuais,mas são. "Eu te amo" nunca fora tão facilmente escrito. Por orkut,facebook ou twitter. Equivale-se a um bom dia,boa tarde,boa noite,inclusive no tocante à confusão de horários. Todos sabem que as três da tarde dá se "boa tarde",mas você cumprimenta com um "bom dia" e ninguém percebe,certo? Talvez seja assim com o "eu te amo". Você não diz exatamente a verdade,mas tudo fica entendido. Ou subentendido. Fácil,né?

O apaixonado casal conversa por horas a fio todos os dias pela internet. O messenger passa a ser a extensão de seus corações,a ponto deste ter seus batimentos duplicados ao vê-la online,e entristecer quando,subitamente,a amada desconecta-se. Sábado a noite é marcado um jantar romântico à luz de velas. E à luz da webcam,lógico. Sexo virtual? Irei poupá-los de tais detalhes...

Tudo segue na mais perfeita e implícita harmonia.

Porém,eis que surge o arquirrival de qualquer relacionamento;o tempo. Experto que só,não chega sozinho. Traz consigo o enfado,a rotina, a insegurança...que no caso em tela,surge com um poder imensuravelmente maior.

Não é complicado de se observar uma iminente turbulência no relacionamento. Mais de dois minutos sem conversa no messenger,por exemplo,torna-se motivo suficiente para desperta impaciência. Aquele engarrafamento de quilômetros lhe obriga a conectar-se duas horas antes do combinado? Seja criativo e arrume outra desculpa,pois essa velha história ja não cola mais. Seu computador fora invadido pelo famigerado "Cavalo de Tróia" assim que você clicou naquele link que anunciava um pack de fotos das peladonas e saradões do BBB? Sua operadora de banda larga passará uma semana em manutenção,obrigando-lhe a tornar-se um excluído digital durante algum tempo? Danou-se! É tragédia na certa!

Não que eu enxergue algo de inverossímel neste tipo de relação. Longe de mim. Na verdade,ninguém é tão onipotente a ponto de pré-julgar sentimento alheio. Logo,me vejo na obrigação de admitir que já me emocionei com uma simples demonstração de carinho via MSN,bem como quase chutei o computador devido a uma mensagem não respondida. Mas você também ja passou por algo semelhante,admita.

Entretanto,tudo tem o seu limite. Os meios de comunicação à distância estão a nossa disposição para usufruirmos,e não estes mesmos usufruirem de nós. Imperceptivelmente,seu namoro pode tornar-se aquele místico ménage à "trois". Você,sua namorada e seu laptop. Um surubão no bom português!

Por vezes,minha vó emprestada pergunta o que faço na frente do pc. Outro dia respondia que estava a combinar com meus amigos a viagem de carnaval. Ela sorriu sarcasticamente. Se eu dissesse que estava "namorando",ela,provavelmente,não entenderia. Também,pudera,pois é oriunda de uma época em que nada substituía um hipnotizante olho no olho,um susurro no pé do ouvido,aquele abraço tão quente capaz de fazer os dois corações pulsarem na mesma sintonia,como se desejassem formar um só,enorme em todos os sentidos.

Trocando em miúdos,"minha avó" é muito idosa,e moderna de mais,para compreender nossos retrocessos.

Um comentário:

  1. ME FEZ REFLETIR BASTANTE!
    ÓTIMA ESCRITA!!!
    E REALMENTE TB ACHO Q ESTAMOS NUM RETROCESSOS, APESAR DE FACILITAR A NOSSA COMUNICAÇÃO, AS COISAS SE PERDERAM O VALOR E O REAL SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS E DOS SENTIMENTOS!

    BEJAO
    LILLIAN BRAHM

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Suas idéias e opiniões sempre serão muito importantes! =D